terça-feira, 26 de agosto de 2008

RECORDAR É VIVER........


Ei voce aí!! Por acaso lembra-se do que fazia há 10 anos nesse exato momento??? O que te preocupava no dia 26 de agosto de 1998???? estava ansioso, nervoso, apreensivo???


Bom, há 10 anos extamente,eu estava uma pilha com certeza. As horas pareciam não caminhar em seu Ritmo normal e se arrastavam lentas e despreocupadas, ao contrário de mais de 15 milhões de corações aflitos e preocupados, nem tanto vá lá...


Esperava ansioso o fim da novela das oito, que evidentemente não lembro o nome. O que importava era o que viria após o seu final. Um outro final, melhor ainda, uma finalissima, de libertadores. De um lado o Barcelona de guayaquil do equador, buscando o inédito título em sua segunda final. Do outro, O nosso queridíssimo e tradicional Vasco da Gama, corria em busca de escrever pela segunda vez o seu nome no topo das américas, 50 anos depois de ter conquistado o campeonato sul-americano de clubes.


O Vasco vencera a primeira partida em São januário pelo placar de 2 a 0, gols de Donizete e luizão. Agora, apenas um empate ou até mesmo uma derrota simples faria a festa da nação cruz-maltina. Recebido sob um clima de hostilidade, o Vasco da Gama rumava confiante para atingir o feito Histórico.


A pressão era do Barcelona, apoiado por sua gigantesca torcida, que não só era composta pelos "barcelonistas" e sim de uma nação inteira, tal qual foi para a LDU esse ano diante do Fluminense. O final entretanto, foi diferente para os Cariocas. Luizão tratou de abrir o Placar e já nos acréssimos da primeira etapa, Donizete, sempre ele, aumentou a vantagem.Para jogar água no chopp Vascaíno, seriam agora necessários que o Barcelona fizesse ao menos 4 gols sem levar nenhum. Missão difícil. Missão impossivel. Juninho, pedrinho, doniezte, luizão, germano, ramom, Mauro "capitão" Galvão, odvan, felipe, nasa, maricá, wagner , luizinho, mauricinho, richardson, vítor, não estavam dispostos a largar mão dessa taça tão magnífica. E não o Fizeram.


Deu tempo ainda dos equatorianos descontarem há 11 minutos do fim, a essa altura o chopp Vascaíno não poderia ser mais aguado, visto que já preenchia completamente as barrigas dos Vascaínos, que já comemoravam pelo país inteiro. Eu, logicamente, tomava Coca-cola pra comemorar e me esgoelava pela janela da minha casa. Gritando à plenos pulmões "Vascoooooooooooooooo" intercalando com " é campeãoooooooooooo".


O Vasco escrevia seu nome mais uma vez no alto da américa, enchendo nossos corações de orgulho. Orgulho de ser Vascaíno, orgulho de torcer pelo melhor, pelo grande, pelo indiscutível, Gigante da colina!!!! Ao contrário dos demais times cariocas, tivemos algo para comemorar junto com o centenário. E que "algo", logo um título de campeão sul-americano. Parabéns Vascão.


BICAMPEÃO SUL-AMERICANO DE CLUBES!!!!!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Vasco no atacado!!!

Massifiquemos então o volume de vascaínidade nesse blog. Vasco que SEMPRE teve e SEMPRE terá espaço nesse site. Deixemos a coversa fiada de lado e falemos do interesse geral, que não poderia deixar de ser o mais tradicional, popular, vitorioso e pioneiro dentre os clubes brasileiros, CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA!!!!

Isto posto, vamos ao que realmente interessa...

Vasco e Botafogo, travaram nesse domingo o clássico carioca da rodada, e apesar das tentativas da diretoria Vascaína mudar o local do jogo para são januário, ele foi realizado no maracanã.

O começo do jogo foi equilibrado. Com o desenrolar da partida o Botafogo começou a comandar as ações, entretanto tal domínio não se refletia em chances de gol e o jogo seguiu fraco, chato e amarrado no meio campo.

Na segunda etapa o Botafogo voltou mais ligado enquanto o Vasco se manteve na mesma proposta, defender-se a todo custo e explorar os contra ataques.Em vão, um meio campo recheado de volantes não conseguia dar a velocidade e a criatividade para que os contra-ataques obtivessem êxito, o meio era sacrificado muito pelo invencionismo até então não revelado de tita, que resolveu sacar o Madson do time. Num dos ataques botafoguenses, enfim foi inaugurado o placar. Carlos Alberto recebeu bela enfiada na grande area, bateu cruzado, no rebote de Roberto, Wellington paulista bem colocado apenas escorou.

O Vasco passou a buscar mais o campo ofensivo, embora muito desorganizado para tal. Melhorou com a entrada de madson, que deveria é bem verdade ter começado o jogo. Tita deveria também ter substituído o kardec pelo Jean, já que a proposta era o contra-ataque, vai entender.Quando as esperanças já caiam pelas tabelas, Alex Teixeira sofreu falta próxima ao bico direito da àrea. Madson cobrou direto, a bola chegou a resvalar em Rodrigo Antônio antes de ganhar as redes alvinegras. Empate no Maracanã, com gostinho de vitória para os Cruz-maltinos.

Gostinho de vitória devido as circunstancias da partida. Dominado amplamente pelo Botafogo, o Vasco achou o gol de empate e arrancou um pontinho precioso de um jogo aparentemente perdido. Na atual situação, um ponto como esse pode fazer a diferença no final.Vale ressaltar entretanto, que uma equipe da Grandeza do Vasco, não pode se acovardar como fez nesse ultimo jogo. Tita, sabe-se se lá por que cargas d'àgua sacou o melhor jogador da equipe atual, Madson, e resolveu colocar um volante em seu lugar, sorte cruz-maltina que o baixolinha entrou e teve tempo de ajudar o Vasco a sair com pelo menos um pontinho. Cumprimos noss missão, jogamos pelo empate e empatamos.Por mais que essa postura seja preocupante.


Que venha o Grêmio???

O sentimento não para!!!!

sábado, 23 de agosto de 2008

Falemos de FLUMINENSE...

Em meio a esta concentração de postagens vascaínas sinto-me na obrigação de colocar o FLUMINENSE na pauta, mesmo que este não mereça grande destaque, porém tampouco o vasco merece, portanto falemos do mais nobre e tradicional clube do Rio de Janeiro, o grande e majestoso FLUMINENSE FOOTBALL CLUB!!

A era Cuca segue com um Fluminense invicto porém longe do ideal, o jogo de hoje mostrou a todos que ainda existe muito trabalho a ser feito pelo nosso treinador e também pela diretoria, ou será que Branco e cia. já esqueceram-se do fato de que o time precisa muito de reforços???

O time fez um primeiro tempo horroroso, totalmente perdido, claramente sem saber como se posicionar em campo. No segundo tempo o time já no desespero e utilizando-se da tática bumba-meu-boi, lembrança da época Renato Gaúcho; veio pra cima do fraquíssimo Sport e conseguiu arrumar um empate pouco menos vergonhoso do que vinha sendo a derrota em casa.

Washington resolveu compensar os 3 gols marcados na rodada passada perdendo dois gols ridículos. Dodô também perdeu uma chance incrível. Everton Santos nem isso faz, o cara só corre e toca pro lado, chega a ser irritante a falta de recurso deste ser. Enquanto isso Somália fica sentado no banco. O interessante é que SEMPRE que o negão entra o time melhora, Somália consegue ser mais eficiente que Everton e Dodô juntos.

FH falhou no gol do Sport, não tinha nada que sair do gol. Porém a maior parcela de culpa não foi dele e sim da zaga, mais especificamente do Luiz Alberto, que deixou o centro-avante deles sozinho pra marcar. Se é pra vaiar (e é mesmo) que a torcida não vaie apenas o FH, que vaie também Romeu, Maurício, Luiz Alberto e todos os que fizerem merda...

Além de todo o problema tático a equipe hoje se ressentiu muito da criatividade do Conca, que estava em um dia pouquíssimo inspirado. O lado esquerdo foi a nossa salvação, Júnior César e principalmente Tartá foram os únicos a produzir algo.

Esse 3-4-3/4-3-3 do Cuca não me convence. Hoje então estava claro que não daria certo, afinal para isso seria preciso que Dodô se movimentasse muito e logicamente que isto não ocorreu. Porém independente do esquema o que contará para uma melhoria da equipe é o trabalho, o treinamento, e pelo menos isto o Flu de Cuca tem feito, a época dos rachões se foi junto com o Renato...

Semana que vem tem fla-Flu torcida tricolor!!!! Semana que vem tem THIAGO SILVA de volta a nossos gramados!!! Só a presença do craque já vale o ingresso, além do fato de que este será o primeiro fla-Flu de verdade no ano! Trema urubu! O grande THIAGO SILVA voltará!!!!!

Uma postagem tricolor vale por 5 vascaínas!!!

Dois Toques

A diretoria Vascaína resolveu se mexer de uma vez por todas. As coisas parecem estar finalmente se assentando, o dinheiro proveniente de dispensas e vendas começa a aparecer e as contratações, ou pelo menos especulações, ganham corpo a cada dia. Na pauta Vascaína, alguns nomes ganham destaque, dentre eles o velho conhecido e ídolo da nação Cruz-maltina, Pedrinho.

Clube e jogador cada dia se aproximam mais do desfecho, o único empecilho por enquanto reside nas bases salarias, consideradas altas pela cúpula Vascaína, no entanto, o jogador afirmou querer muito retornar ao clube que o revelou e para isso aceitou reduzir consideravelmente sua proposta além de perdoar a dívida que o clube tem para com ele. Estuda-se também a possibilidade da assinatura de um contrato de risco, no qual a remuneração seria estabelecida pelo número de partidas em que o jogador atuasse, situação semelhante à do palmeirense Denílson. Outros nomes também são especulados, dentre eles o do zagueiro Edcarlos, ex são paulo, atualmente na reserva do Benfica. Além dele, a diretoria tenta ainda viabilizar a contratação de Márcio careca, lateral esquerdo que vem se destacando pelo Barueri ná série B nacional. Caso seja confirmada a contratação dos jogadores supracitados,acredito numa sensível melhora da equipe. Edcarlos esta longe de ser um jogador exuberante, mas com certeza é melhor que os zagueiros que temos no plantel, salvo Jorge Luiz. Pedrinho seria uma boa, se jogar é claro, resta saber se o meia de 31 anos conseguirá uma sequencia de jogos, tendo em vista que lesões são uma constante na carreira do jogador. Márcio Careca seria uma ótima, o jogador que faz uma bela série B defendendo o barueri, chegaria para ocupar aquele deserto que se tornou a lateral esquerda da equipe, posição das mais deficitárias e que conta com poucos jogadores no atual plantel.Vamos torcer!



Vasco x Botafogo



As duas equipes vem embaladas, sobretudo o botafogo, que no Clássico de Domingo busca alcançar a sétima vitória consecutiva na competição para quem sabe continuar na perseguição ao líder grêmio e na pior das hipóteses garantir um espaço no g4 que seja.No lado oposto da tabela, o Vasco também vem embalado por 3 vitórias consecutivas, uma delas pela sul-americana, e busca a reabilitação no campeonato sob o comando do novo treinador, Tita, que parece ter elevado o moral do grupo e, principalmente, organizado melhor a equipe táticamente possibilitando uma melhora significante das apresentações da equipe. O Vasco chega motivado, tentando vencer seu primeiro clássico na temporada, para isso contará com a velocidade e habilidade do meia Madson e a experiencia do animal. O clássico promete pegar fogo, e em virtude dos ataques dos dois esquadrões, esperança de muitos gols e que a maioria sejam pra nós.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Perfil

Nunca me convidaram, mesmo assim, de teimoso fui lá.

Não somente por ir, nem tampouco assistir, fui pra vencer. E venci.

Enfrentei o seu preconceito e seu desprezo sem jamais abaixar a cabeça.

Não virei as costas pra ninguém, independente de cor, credo ou classe. Todos sempre foram bem recebidos sem que para isso tivesse que esconder ou maquiar qualquer situação.

Por mim desfilaram uma infinidade de craques, verdadeiros craques, que me honraram e glorificaram meu nome, elevando-o aos mais altos patamares.

Colaborei com a seleção brasileira de maneira contundente, fazendo com que ela hoje seja penta campeã.

Não me envergonho das minhas raízes. Sou a essência do povo brasileiro, a mistura do português com o negro, com o índio.

Provei meu valor a custa de muito esforço e dedicação para ser reconhecido como merecia, um GRANDE!

No alto de uma colina, ergui minha fortaleza, meu castelo majestoso.

Na minha fortaleza, me tornei gigante, imbatível, indiscutível.

Glórias e conquistas são corriqueiras em minha centenária história.

Certa vez ganhei o apelido de “Expresso”, pois atropelava os adversários tal qual um trem, ,passando por cima de qualquer um.

Com minha história de vida, conquistei uma legião de seguidores, que levam e elevam meu nome aos quatro cantos.

Sou do povo, não da massa, popular, não populista.

Sou o branco e sou o preto, o Vermelho é meu coração, que faz pulsar as outras duas.

Nasci grande, grande sempre serei. Enquanto houver um coração infantil, serei imortal.

Prazer, Eu sou o VASCO DA GAMA!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Parabéns Vascão!!!!!!!

“De todos os amores que eu tive és o mais antigo....”

Lembro-me como se fosse hoje, a primeira vez que vi e senti a emoção de ser Vascaíno. Até então um admirador do futebol, na sua forma mais inocente e pueril, senti pela primeira vez algo diferente em relação à um clube, esse clube era o Vasco, na ocasião derrotava o fluminense na distante final carioca da temporada 94. Pela primeira vez senti que aquele era meu time, que eu o escolhi, que ele me escolheu e que à partir de então caminharíamos juntos, enfrentaríamos tudo, estaríamos intimamente e eternamente ligados.

“O Vasco é minha vida, minha história , meu primeiro amigo”

Já Vascaíno convertido minha vida esteve estritamente ligada à esse clube. Durante todos os momentos, tantos os alegres, quanto os tristes , ele estava lá, sempre ocupando meus pensamentos , povoando minha cabeça de expectativas e preocupações, Ora me dando alegrias, ora decepções, e justamente nelas, nas decepções, era que eu via que esse sentimento era algo maior, algo inexplicável, algo místico. Pois quanto maior a frustração, maior se revelava o sentimento.O Vasco não é apenas um clube pra mim, meu time, ele é mais, ele está dentro de mim, é parte integrante. Tudo que for contra ele será contra mim, tudo que doer nele, doerá em mim.

“Quem não te conhece me pergunta porque eu te segui....”

Simples, pois é só pela cruz de malta que eu me emociono. Costumo dizer que foi amor a primeira vista. Não foi sob pressão ou influencia paterna ou familiar que me tornei Vascaíno. Futebol nunca foi dos assuntos mais abordados no meu ambiente familiar. Apenas meu irmão se interessa pelo assunto, mas não com afinco como eu. Não resolvi seguir o Vasco, ele me escolheu como seu seguidor, ele tocou meu coração ao mostrar sua portentosa cruz reluzente. Meu pendão desde então.

“Eu levo a cruz de malta no meu peito desde que eu nasci”

Na verdade levo-a antes do meu nascimento, mesmo que não soubesse disso até meus cinco anos. Agora, mais velho, sei que essa é a única forma que encontro para tentar explicar uma relação e um sentimento tão inexplicavelmente grande e forte, só uma ligação mística seria capaz de algo tão majestoso. Sou vascaíno desde 21 de agosto de 1898, Vascaíno desde antes do Vasco existir.

“Vasco da gama, minha paixão, Vasco da gama, religião.”

Grande paixão aliás, uma coisa latente e vibrante. Por ele sou passional sim, confesso. Por ele eu choro, por ele eu vibro, grito, xingo, brigo, discuto, bato, apanho, caio, levanto. Ele que regula meu bem estar e meu humor. Por ele eu rezo, faço macumba, mandinga, promessa, sim, ele é minha religião.

Parabéns ao grandioso Clube de Regatas Vasco da Gama pelos seus 110 anos de fundação e história.História escrita com muito suor e trabalho, marcada por conquistas e glórias das mais importantes.
Parabéns Vasco, por seu pionerismo, pela quebra de barreiras sociais e raciais no nosso futebol.
Parabéns Vasco, por ter revelado nomes de extrema relevância para o desporto nacional. Parabéns Vasco, por todos os seus títulos e glórias nas mais variadas modalidades esportivas, conquistadas sempre com bravura e dedicação.
Parabéns Vasco, pela sua torcida linda que se espalha por todo esse continente chamado Brasil.

E antes de tudo,
OBRIGADO Vasco, por tocar meu coração e fazer de mim mais um de seus milhares e milhares de seguidores. Obrigado por tudo Vascão. Pelas vitórias e também pelas derrotas que só fizeram meu amor por ti aumentar.

Obrigado por tudo!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Colina em paz , até quando?

Essa semana foi de paz e tranquilidade no Vasco barra, também pudera, o time venceu e convenceu diante do forte internacional de d'alessandro , nilmar e companhia.Ainda por cima não levou gols, segunda oportunidade em que isso ocorre no brasileiro e segunda vez sob a batuta do novo comandante Tita, que quarta feira passada levou o Cruzmaltino a vitória sobre o Palmeiras de luxa por 2 a 0, lembrando que a partida valia para a copa sul-americana.

Apesar do bom astral revelado pelo grupo ao longo da semana, Edmundo até se retratou das declarações que fez à respeito de alguns companheiros, não podemos nos levar pela empolgação, a hora é de andar em terra firme. Uma vitória sonora como a do último domingo claro que nos da confiança e moral para seguir em frente, mas há de se ter sequência, pois o efeito de uma vitória é efemêro e logo os ares de crise voltam a ser respirados em caso de fracassos subsequentes.
Por isso, pé no chão e trabalho, para afastarmos de vez o fantasma.

Ainda é muito cedo pra tecer qualquer comentário sobre o trabalho de Tita. Nem duas semanas foram dormidas com ele no comando. O que posso adiantar é que pelo menos ele se mostra mais lúcido que o Cabeção e busca o mínimo possivel de improvisações, o que destoa totalmente do técnico anterior, que abusava do direito de cientista maluco do futebol. Outra vantagem de Tita é sua simplicidade, tanto como pessoa, tanto como pra treinador. Ele não é afeito a esquemas táticos mirabolantes, lança uso do bom e velho 4-4-2 de tantos e tantos times vencedores, e ao que parece, esta sendo melhor assimilado pelos jogadores nesse momento. A adaptação de Tita não poderia ter sido melhor, os jogadores se sentem mais dispostos e animados para continuar o trabalho. Segundo os próprios, Tita entrou já brigando pelos jogadores, pedindo por exemplo mudança da concentração, que deixou de ser em são januário para ser em um hotel em copacabana, visando a segurança dos atletas.

Vamos ver no que dá, o começo é animador.

O sentimento não para!!

domingo, 17 de agosto de 2008

Volta por cima?

Em uma atuação muito superior as que recentemente temos nos acostumados a ver, o Gigante da Colina fez seu dever de casa, em casa, nessa tarde de domingo.
Apoiado pela torcida no forte calor em São Cristóvão, o time da colina surpreendeu com belas atuações do baixolinha Madson e dos jovens Alex Teixeira e Alan Kardec especificademente. Edmundo se portou meio nulo durante boa parte do jogo porém deixou sua contribuição fazendo o segundo gol e participando 90% do quarto, concluído por Jean.
Pois é, como estão dizendo todos, bota a garotada para jogar, deixem-os sentir-se mais a vontades a mostrar um pouco do seu futebol, e é o que o técnico Tita está procurando fazer. Apoiado com a boa atuação dessa mesma escalação de hoje contra o Palmeiras no meio da semana, o técnico se viu obrigado a colocar os mesmos nomes para jogar. E deu certo!!. Vascão 4x0 no colorado, que jogou a toalha. É como Edmundo disse: "o Tita chegou brigando mais pelos jogadores". Espera-se que esse trabalho continue, até porque é muito cedo para avaliarmos realmente alguma coisa.
Tomara que o grupo continue com esse espírito que parece estar renovando o ambiente dentro e fora de campo para os jogadores e toda a comissão técnica. Que deixem o Clube, jogadores sangue-sugas que não merecem vestir o manto, a exemplo de Morais que dispenso comentários... Boa sorte para o Roberto no gol a partir de agora que diga-se de passagem, fez uma boa atuação no jogo de hoje também. Enfim, na tarde de hoje, Representamos.

/+/Força Vascão, que sejas Iluminado!/+/

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Reforços?

E o primeiro "pacotão" de jogadores da era Dinamite é finalmente apresentado.Como promessa de campanha , Dinamite grantiu a contratação de reforços de peso e renome, analisemos então o pacote. Nele vieram 4 jogadores, o volante Serginho contratado junto ao ituano, o Atacante allan, que chega pra inflar mais ainda esse setor da equipe, os zagueiros andré, integrante da seleção carioca que enfrentou a seleção olímpica em sua fase preparatória e por fim, o Zagueiro Fernando, que vem como principal elemento desse pacote, para quem sabe melhorar as pífias, patéticas e assombrosas atuações da zaga, coisa da qual eu duvido muito.

Fernando tem tudo pra ser mais um perseguido da torcida vascaína. Não bastasse ele ter atuado grande parte de sua carreira vestindo a camisa proibida de um certo clube da zona sul, nem por lá ele agradava e porque cá ele agradaria? é o que me pergunto desde o surgimento dos primeiros boatos sobre sua contratação, e creio, ou melhor, tenho a certeza de que não sou o único a pensar dessa forma e a olhar com séria desconfiança para esse tipo de contratação.

Já sobre os outros contratados, não tenho muito o que falar. Não os conheço. Mas quem os conhece? Acredito que ninguém. Nos resta torcer para que os recém contratados desconhecidos mostrem o seu valor e sejam reconhecidos, como gratas surpresas é claro e não como mais bisonhos que a diretoria contrata e ainda tem de desembolsar dinheiro para manda-los embora.

Troca-se a diertoria mais os erros persistem. Ao melhor estilo eurico miranda, a diretoria apresenta um pacote repleto de desconhceidos, torcendo para que um ou dois deles vinguem com a camisa do clube. A Estratégia por vezes da certo, na maioria não. As vezes sai pior que a encomenda. Lembra do Amaral, não aquele de farol baixo que atuou por anos no palmeiras, no Vasco e seleção brasileira e sim aquela besta que usava o número 8 às costas recentemente no Vasco. Pois bem, essa praga venho num pacote semelhante a esse apresentado. Com a passagem no Vasco deixou de ser um ilustre desconhecido, vindo a se tornar uma besta reconhecida pela falta de tudo que se espera de um jogador de futebol, e apesar de sua falta de futebol flagrante, por lá ficou longos 2 anos. Refletindo sobre esse assunto,paro diante de uma nova questão: ao contratar jogadores a diretoria visa reforçar sua equipe, para que as apresentações da mesma ocorram em um nível superior ao apresentado até o momento, certo? certo.

As contratações do Vasco, podem ser encaradas como reforços, ou simplesmente uma forma de inchar mais ainda o já inchadissimo plantel cruzmaltino?

Face aos jogadores apresentados, fico com a segunda divisão!ops...segunda opção!!!!

Vamo que vamo...o Sentimento não para!!!!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Monta um time Cuca!!!

Impressionante como a maioria das coisas tem um lado bom. E eu como torcedor do Fluminense no momento preciso olhar o lado bom das coisas afinal a parte ruim já está escancarada para todo mundo ver.

O Fluminense teve uma atuação vergonhosa no Domingo, pediu, implorou para levar uma virada do Ipatinga. Um show de horror, um time sem jogada, sem marcação, sem toque de bola. Sejamos justos, o Fluminense de Renato Gaúcho sempre teve o espírito, a postura e a motivação de um time vencedor. Mas nunca foi de fato um time, sempre dependemos do individualismo de nossos principais jogadores. Isto ficou bem claro quando ficamos sem quase todos os nossos valores individuais, o time simplesmente afundou.

Mas a vergonha passada pela torcida tricolor no domingo dessa vez mudou alguma coisa nas Laranjeiras. Sai o fanfarrão Renato e entra o técnico Cuca. Cuca tem muitos problemas, principalmente no ambito emocional, ao contrário de Renato, não consegue formar um time com um espírito vencedor. Mas também ao contrário de Renato, sabe muito bem como montar um time, um time que tenha jogada, um time que marque, um time que tenha toque de bola. A superioridade tática de Cuca sobre Renato ficava nítida quando Fluminense e botafogo se enfrentavam. E é nisso que eu acredito, na montagem de um time coeso, afinal não temos como ganhar nada no momento, temos como objetivo único fugir do rebaixamento. Termina logo 2008!

Cuca declarou que quando criança era tricolor. Pois então bom trabalho e boa sorte ao tricolor Cuca!

Vai precisar...

Faca nos dentes!!!!!

Sou obrigado a concordar com nosso melhor atacante, Leandro amaral.

Se toda as vezes que o Vasco tiver que jogar fora de casa for pra levar um vareio de bola do adversário, seja ele qual for, como provam os números, é melhor não viajarmos.

O placar adverso, e põe adverso nisso, contra o entrosado e organizado Vitória foi um pouco exagerado. Os baianos fizeram por onde chegar a vitória, no entanto 5 gols foi um preço muito alto pago pelos Cruzmaltinos, e logo na estréia do novo técnico. Se tem algo de bom nessas derrotas é percebemos o quanto antes que não somos incaíveis e tomarmos as providências preventivas, antes de chegarmos ao ponto irremediável. Sem querer engana-lo companheiro de Cruz de malta, mas o momento é delicadissímo e como afirmei em posts anteriores, nadamos de braçada em direção ao fundo do poço.

Os ingredientes de um rebaixado estão todos aí para quem quiser ver.
Troca no comando admistrativo, gerando demissões, insatisfações, confusões e mais confusões.
Troca de treinador, de forma despreparada e amadora por parte da diretoria, com informações desencontradadas e tudo que se tem direito.
Possível racha no elenco, deflagrado pelas declarações sempre pôlemicas e muitas vezes fora de hora do velho Ed.
Jogadores importantes assolados por contusões.
Caixa zero pra contratações e dificuldade nos acertos de salário, tanto de jogadores quanto de funcionários. Tudo isso aliado a uma fanática e ensandecida torcida, carente de idolos e de títulos,disposta a fazer o time jogar na "marra", temos aí a receita do rebaixamento. Que costuma ser infalível e nada saborosa.

O pior de tudo isso é que já era anunciado há muito tempo que esse dia miserável chegaria, mas nós, os Vascaínos, nunca levamos a sério, mas é hora de levar a sério, enquanto é tempo.
Caso nosso ensaiado destino se confirme, a bomba explodirá tragicamente nãs mãos dele, O Dinamite. Nosso eterno ídolo e artilheiro e Vascaíno e carrasco de urubú , pagará o preço de Derrubar o interino e será responsabilizado por toda a tragédia, escrevendo somente o ultimo capítulo dessa história fadada ao fracasso.

Mas ainda há salvação. O Coração de torcedor continua batendo forte, mexendo com a cabeça do colunista e fazendo dele um instrumento de revolta e aos mesmo tempo de alento e esperança. E a ela, a esperança, me agarrarei até as ultimas rodadas, as ultimas jogadas, apitos e carrinhos, se deus quiser( o do futebol é claro) sairemos vivos dessa batalha, ainda que feridos. Arregaçe as mangas, faca nos dentes porque...

O sentimento não para!!!!!

domingo, 10 de agosto de 2008

Tita no comando!!

Finalmente. A diretoria após a sucessão de fracassos obtidos pela equipe nas últimas rodadas, resolve por fim de uma vez nessa passagem de Antônio Lopes à frente do comando técnico da equipe. Já não era sem tempo. Há quse 5 meses como técnico, lopes colecionou mais fracassos do que qualquer outra coisa e agora deixa seu lugar para entrada de Tita. Confesso que não conheço O Tita, apenas sei que ele foi um dos heróis, quissá o maior deles na final de 87 do carioca diante dos Úrubus, porém é com desconfiança acima da média que observo o novo treinador. Ele não tem grandes trabalhos no currículo e acredito que a melhor opção seria escolher um técnico com mais gabarito e experiência, o Cuca caíria como uma luva, mas nosso presidente, risonho até demais, prefere distribuir cargos aos seus amigos e não parece devidamente preocupado com a eminencia de um rebaixamento, o que na minha opinião deveria faze-lo.

Quando se demite um técnico, a imprensa já se apressa em dizer que não é essa a solução, que uma troca de comando mais atarapalha do que qualquer outra coisa e que a culpa não é do comandante e sim dos comandados que não correspondem dentro das 4 linhas, e em parte é verdade. É verdade também que a situação de Antônio Lopes já era insustentavel. Com ele a equipe não parece mais interessada em vencer as partidas e taticamente incapaz de vence-las também, visto que o treinador nesses cinco meses não estabeleceu um mínimo de padrão pra sua equipe. Esperamos que os erros não sejam repetidos, que jogadores sejam contratados para melhorar a prestação da equipe e não tenhamos mais que improvisar meias nas laterias, volantes na zaga e Alan kardec de atacante, que aí fica dificil demais da conta.

Bo sorte Tita. Que essa passagem como técnico seja tão vitoriosa como naquela distante temporada de 87 em que vencemos a mulambada na final do carioca!!! Hoje começa a caminhada do novo Vasco, o primeiro passo já é uma pedreira, diante do Vitória no barradão vamos em busca da primeira vitória fora da cidade maravilhosa em toda temporada...vamo que vamo....

O sentimento não para!!!!!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tricolor é só o FLUMINENSE!!!!

O momento era delicado, estavamos a 4 pontos do penultimo colocado, o adversário era o respeitado e aspirante ao título (pra mim nem tanto) São Paulo. O clima no Maracanã era pesado, a torcida do Fluminense fez um protesto que incluia cruzes e caixões sinalizando alguns dos jogadores. Mas é bom deixar bem claro que a postura da torcida do Fluminense foi exemplar, protestou pacificamente quando tinha que protestar e apoiou quando tinha que apoiar. A prova é o agradecimento do grupo para a torcida logo após o fim do jogo.

Jogo este que teve um primeiro tempo sem muitas chances mas que já mostrava um Fluminense superior ao dos jogos anteriores (o que não é lá grande mérito), mais confiante, mais vibrante, em grande parte por causa da saída de Dodô do time. Somália consegue ser mais rapido e agil mesmo com aquele tamanho todo. Porém o sistema defensivo do São Paulo até certo ponto conseguia coibir bem nossas tentativas, mesmo assim Washington conseguiu perdeu uma boa chance.

Mas a grande mudança foi no nosso setor mais carente, a proteção à zaga. Inacreditavelmente a dupla Fabinho e Romeu estava muito bem, marcando muito e não errando passes, fato incrível com certeza!! Foram a chave da vitória.

O sistema defensivo entretanto ainda mostra muitas falhas, e o SP chegou até a assustar mais pro fim do primeiro tempo.

O segundo tempo começou com um Fluminense menos atento. O São Paulo conseguiu fazer entrar seu jogo de bolas cruzadas na área e depois de um erro grave de Roger (não dá mais pra ele não), Hugo acertou um chute no canto de FH. SP 1x0.

A partir daí o Fluminense demonstrou mais uma vez na temporada o poder de reação que tem, característica do próprio clube em si. A defesa do SP começou a cometer erros e o Fluminense começou a tirar vantagem destes erros. Conca (sempre o maestro) lançou Romeu, que foi derrubado dentro da área, pênalti convertido com força por Washington. 1x1.

O Fluminense já bem melhor na partida pressionou e chegou à virada depois de jogada de Tartá, outro que esteve muito bem, cruzando da esquerda para dentro da área. E dentro da área estava Washington, que fuzilou Rogério Ceni.

Passamos a nos utilizar mais dos contra-ataques e depois de uma falha grave da zaga são-paulina Washington mais uma vez empurrou a bola pra dentro das redes em um gol estilo peladinha de domingo. 3x1 Fluzão e torcida gritando olé nas arquibancadas.

Agora é momento para manter este espírito e ir melhorando gradativamente com a chegada dos reforços. Este tem que ser o começo de uma reação.

Tricolor é só o FLUMINENSE!!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pré-temporada na Europa...

A temporada europeia ainda não começou oficialmente, estamos naquele momento onde o destaque são as notícias sobre transferências. Porém é interessante acompanhar a pré-temporada dos clubes para começar a adiquirir uma noção do que as principais equipes européias terão a oferecer para a temporada que vem por aí.

Sevilla, Lokomotiv, Chelsea e Milan disputaram um torneio amistoso, a Raiways Cup. O Lokomotiv, que tem a vantagem de estar em meio à temporada russa, ou seja, em plena atividade, passou pelo Chelsea nos penaltis em uma das semi-finais. Na outra o Sevilla venceu o Milan pelo placar mínimo. Na final deu Sevilla 3x0. Porém o jogo mais importante do torneio foi a decisão do terceiro lugar entre Chelsea e Milan. Comandados por Anelka, autor de 4 gols, os ''blues'' atropelaram um desfalcado Milan pelo placar de 5x0.

Desta Raiways Cup pode-se destacar o início promissor do Chelsea de Felipão, a qualidade do elenco do Sevilla, que certamente entrará forte na briga pelas primeiras colocações na Liga espanhola e também a preocupante fraqueza do sistema defensivo do Milan, que precisa de reforços ou ficará prejudicado na disputa pelo título italiano mesmo contando com o poderoso tridente ofensivo Ronaldinho, Kaká e Pato.

Outro torneio amistoso interessante foi a Copa Emirates, disputada por Arsenal, Juventus, Real Madrid e Hamburgo. Diferente da Raiways Cup a Copa Emirates foi disputada num formato de jogos todos contra todos, e os campeôes foram os alemães do Hamburgo, que deverão sentir um grande baque com a perda de seu principal jogador, o holandês Van der Vaart, para o Real Madrid. Sobre os merengues ainda não os vejo como um time sólido, capaz de lutar por título da UCL, mas é bom lembrar que o elenco ainda não está fechado e até o badaladíssimo Cristiano Ronaldo pode chegar. De certo mesmo é a perda de Sneijder, um de seus principais jogadores por pelo menos três meses. O Arsenal mantem a filosofia de formar sempre um time jovem, promissor e com nomes mais humildes que seus rivais na Inglaterra. Temporada passada faltou pouca coisa aos ''gunners'', nesta caberá ao tempo definir se o elenco atingiu a maturidade necessária para a conquista de títulos. Já a Juventus vem num processo de ascensão desde sua volta à elite italiana após os escandalos relativos a compra de resultados, se reforçou bem, e acredito que entrará muito forte na briga pelo título da Série A italiana.

Façam suas apostas, com Felipão no Chelsea, Mourinho na Inter, Ronaldinho no Milan, etc.. a temporada européia promete!!!

Times Cariocas e o Brasileirão

E mais um ano se passa e os times cariocas, pelo menos até agora, não convenceram de que vão representar a cidade maravilhosa no campeonato nacional mais importante e mais disputado do mundo, talvez. Nem mesmo a "boa" classificação do Flamengo, que teoricamente é o sexto melhor time do país, em um campeonato com 20 equipes na primeira divisão, é motivo para orgulho dos torcedores rubro negros, muitissimo pelo contrário, o time vem de uma queda de produção cada vez mais alarmante, depois de liderar com tranquilidade na tabela por várias rodadas. Pode se dizer que está faltando de tudo um pouco para a equipe do Flamengo, e principalmente sorte, pois no jogo de ontem isso ficou evidente depois de Diego Tardelli fraturar o braço de forma dramática e mesmo assim, com um a menos o Fla buscar o gol de empate a todo custo depois de tomar a virada e ver Jonatas chutando uma bola na trave no ultimo minuto de jogo. Falando em Diego Tardelli, ele vai ser mais um desfalque para o já desfalcado ataque rubro negro, que negociou 3 jogadores importantissimos ofensivamente para o grupo. O Fla evidentemende sofre com a falta desses 3 jogadores e pior, ainda não trouxe contratações à altura como prometido. Caio Jr agora sente na pele o que é treinar um time do porte do Flamengo, ou você está no céu, ou no inferno. Ele era visto como grande técnico favorito ao titulo, e agora ja é bastante questionado pela torcida por esse grande jejum de vitórias. Futebol é resultado, certamente. Outro clube que sofre com esse problema, de instabilidade de treinador, é o Fluminense, que ainda se mostra traumatizado pela perda da libertadores e não consegue achar seu rumo no brasileiro, competição a qual Renato Gaucho havia prometido BRINCAR com os demais time. O que se vê é um Fluminense perdido em campo, sofrendo também com os desfalques dos Thiagos na seleção olimpica, morando na zona de rebaixamento até agora. Talvez o Vasco seja o auge da crise carioca como um todo, pois o time, com sua nova presidencia ainda sofre drasticamente com a falta de dinheiro, patrocionadores e afins. Nem precisa dizer que Antônio Lopes também não é visto com bons olhos por grande parte da torcida vascaina. Falando em técnico, quem vem surpreendendo no meio de toda essa instabilidade carioca é Ney Franco, o treinador assumiu o Botafogo e até agora vem arrumando a casa, contando com o bom futebol de Lucio Flavio que vem sendo decisivo. Aos poucos o treinador ganha a confiança de todos, ainda mais depois de uma bela vitória na arena da baixada por 3 a 0, empurrando o Atlético Paranaense, seu ex clube, para a zona de rebaixamento. Porém, analisando no geral, principalmente se guiando pela tabela, fica claro notar que os times cariocas mais uma vez preocupam e, tomara que eu esteja errado, possam vir a dar vexame nesse brasilerão 2008.

Não precisa assistir pra saber o final!

Infelizmente já virou rotina, ou como diz uma música, "já ta virando novela, não precisa assitir pra saber o final". Basta o Vasco viajar ao morumbi que todos já sabemos o que acontece, derrota acachapante pro Tricolor paulista. Ontem nao foi diferente, e a rede Vascaína foi estufada por 4 vezes, duas vezes André lima e duas vezes rogério ceni escreveram o placar na capital paulisa. Alguns dirão: "Tudo bem, mas o André Lima fez 2 em impedimento." Mas poucos percebem o que realmente importa, o problema não era o andré lima, 20 ou 25 centimetros impedido e sim a zaga que o deixou com 2 ou 3 metros de espaço, não era pra ele estar impedido, era pra estar sendo marcado PORRA!!!! Cade a zaga???? é o que todos se perguntam, e já se vão anos sem uma que passe alguma confiança. O rótulo de vitória irregular, ou as reclamações com a arbitragem não me parecem pertinentes. Impedimetos de centimetros como foram, são díficeis de serem marcados, o que realmente compromete é uma zaga que deixa o centro-avante do adversário sozinho na área por duas vezes. O que compromete são as infantildades do time, os penaltis que são cometidos bestamente, as mudanças exdruxulas realizadas pelo treineiro, a falta de leitura da partida, a confusão tática que apresenta esse time, essa equipe, esse bando. Uma derrota pro são paulo no morumbi não e vergonha pra ninguém, vergonha é não jogar, é tomar de quatro, isso é vergonhoso, isso não é Vasco da gama! E não é só lá no morumbi não, basta sair do rio que perdemos, seja pra quem for. Até aqui são 7 partidas fora, 6 derrotas e 1 empate, desempenho inferior ao do ipatinga, ultímo colocado.

No meio de semana enfrentamos o Coritiba, no que chamávamos há tempos atrás de caldeirão, ultimamente cada vez mais esvaziado, nem o colunista aqui, assíduo na colina, tem se dignado a gastar o seu pouco dinheiro pra ver esse "pouco" Vasco. Cansei de gastar dinheiro com esse time e não ter a recompensa. Certamente estarei em algum pé-sujo da vida assistindo ao jogo, gastando o dinheiro comigo mesmo, em alguns cascos de itaipava e um maço de cigarros, torcendo para não ter que voltar aqui, reclamando da bizonhisse do técnico ou da imbecilidade da zaga. Confesso ser doído falar mal do Vasco toda semana para um Vascaíno vascaíno como eu.

O sentimento não para!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Respirando por aparelhos!

Tinha tudo pra ser diferente. Morais fugiu da concentração e não apareceu para o jogo,com medo da torcida. Um papelão do camisa 98. O Vasco em crise recebia o atlético mineiro em São januário para pouco mais de 4 mil testemunhas enfurecidas e dispostas a vaiar o time caso as coisas não corressem bem, mas elas por incrivel que pareça, correram, de uma forma que nem o mais otimista cruzmaltino podia esperar. Um sonoro 6 a 1 diante do Galo mineiro que desafoga um pouco o Clube da colina e liga o sinal de alerta na metade alvinegra de minas gerais.

Encontramos um time pior que o nosso!!!!!! e Esse time é o galo. Com uma defesa mais fraca e atabalhoada que a nossa, O vasco não teve maiores dificuldade para bater o fraquíssimo atlético mineiro pelo elástico placar de 6 gols a 1. Porém é tempo de manter os pés no chão. Apesar de fugir da incômoda zona do descenso os problemas não estão nem perto de serem resolvidos. Uma vitória como essas com certeza da moral a esse grupo mais uma eventual derrota no fim de semana pode nos levar, ou certamente nos levará para a zona de perigo novamente. O campeonato é dos mais equilibrados , onde uma vitória garante uma boa ascenção na tabela, assim como uma derrota coloca tudo a perder. Uma vitória como essas não pode e nem deve maquiar nossos problemas, que são muitos. Principalmente na defesa e no banco de reservas onde o técnico cabeçudo continua fazendo das suas sândices. Para apimentar o ambiente, o velho ED soltou o verbo após a partida, revelando que alguns jogadores assim como morais não se dispuseram a jogar a partida, o que se for verdade é lamentável. No entanto esse tipo de problema deve ser de resolução interna, declarações polêmicas como de Edmundo não me parecem a melhor forma de proceder visto a situação difícil do clube.Mas era de se esperar algo assim de Edmundo, não seria no fim de carreira que ele se calaria diante dos problemas que assolam o clube de seu coração, ele só se esqueceu de citar o Luisão. Ao menos uma boa notícia! parece que o zagueiro ou algo semelhante, não envergará mais a gloriosa cruz em sua carreira!!!

É bom que a diretoria e os jogadores estejam ligados e concientes de que os problemas não foram resolvidos nem parcialmente. Um jogo contra o galo não serve de paramêtro para absolutamente nada, visto que o atlético é uma equipe das mais fracas e candidatissimas à série B.

Domingo temos parada dúrissima diante do São Paulo no morumbi.Um empate já seria um grande resultado, uma vitória, nem se fala. O provável é a derrota e em caso de uma, voltaremos pra zona de perigo. Sorte que no futebol o provável nem sempre acontece.
Veremos!!!!


Graças a Deus eu sou Vascão!!! e ele está no coração!!!!! ele ganhando, ele perdendo, sou Vascaíno de coração!