segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Água no chopp!!!

Enfim salvos torcida tricolor, enfim salvos! Com o empate num Morumbi lotado mas sem lá grande força (o torcidinha ridícula essa do são paulo) o Fluminense garantiu matematicamente a sua permanência na Série A em 2009. E de quebra impedimos o título antecipado da bambizada, mostrando para todo mundo ver que o Tricolor das Laranjeiras mesmo com todas as suas limitações não é time para brigar contra o rebaixamento e sim na parte de cima da tabela.


Renê Simões é um senhor técnico. A melhora deste time em relação à época sombria de Cuca e Renato pós-Libertadores é impressionante. Finalmente podemos dizer que o Fluminense é um time entrosado, coeso e forte defensivamente; características que passavam longe do incompetente e azarado Fluminense do Cuca e do extremamente dependente do individualismo Fluminense do Renato. Ah se o técnico do Fluminense da Libertadores, o time tecnicamente mais forte do Brasil em 2008 fosse o tiozão bigode jamaica style. Estaríamos hoje nos preparando para a disputa do mundial, podem ter certeza.


Sobre a partida de domingo. Ótima atuação da equipe principalmente defensivamente. E não estou falando apenas da defesa (que individualmente sempre foi excelente) mas sim do sistema defensivo como um todo. Thiago Silva mais uma vez soberano...é realmente uma pena chegar a conclusão de que a torcida tricolor só o verá sendo soberano de perto uma vez mais. Pelo menos chegaremos à última rodada longe do fantasma do rebaixamento e livres para marcar este jogo única e exclusivamente como a despedida do grande Thiago Silva.


Voltanto ao jogo outro que esteve bem demais, principalmente no primeiro tempo foi Arouca. Comandou o meio de campo e criou muito, poderia ter nos levado à vitória se não fosse a inacreditável incompetência do Washington, que a cada dia que passa me lembra mais o Magno Alves. Vai perder gol e ser ruim de bola assim no quinto dos infernos, não merece ser o artilheiro do campeonato de jeito nenhum. Passa o jogo inteiro matando ataques e reclamando dos companheiros como se tivesse moral para isso. Minha paciência tem limites. Wash fez gols importantes este ano? Fez. Mas perdeu muitos mais e igualmente ou mais (como no caso da final da Libertadores) importantes que os que marcou. Só o quero no elenco para o ano que vem se não arrumarmos centro-avante melhor, o que apesar da ruindade do Coração Valente não é tarefa das mais fáceis tendo em vista o nível baixo do futebol brasileiro.


No lance do gol do são paulo muitos tem reclamado e culpado o Fernando Henrique. Podem me xingar mas neste caso eu farei papel de advogado do diabo. Para mim não chegaria nunca nesta bola que apesar de fraquinha foi muito lá no canto e veio de muito perto. Marcos chegaria nela, Rogério Ceni também. Mas FH não é Marcos, é FH, portanto não cobrem do cara o que ele não tem condições de dar. Além do mais, FH fez grande defesa e vem atuando muito bem nos últimos jogos. Nada porém que impeça-o de pegar um banco ano que vem se arrumarmos coisa melhor, apesar de ter melhorado muito o presepeiro ainda não tem minha confiança, longe disso. Porém acho difícil, tanto FH quanto Washington devem continuar presentes com seus altos e baixos na temporada que vem.


Grande promessa para o ano que vem é Tartá, a tartaruga veloz. É sempre muito bom ter gente que sabe jogar bola no elenco, Tartá tem talento e habilidade que precisam ser mais explorados e provavelmente o serão em 2009.


O campeonato praticamente acabou para o Fluminense, precisamos somente vencer o ipatinga e confirmar nossa vaga na Sul-Americana do ano que vem. Porém ainda tem muita gente roendo unha e arrancando os cabelos, principalmente na parte de baixo da tabela. O vasco conseguiu grande vitória em cima de um irreconhecível coritiba. Já falei em comentários neste blog que o vasco já estaria rebaixado, porém foi mais como forma de provocação. Analisando friamente os cruzmaltinos são dos times que brigam contra o rebaixamento os que tem a partida mais fácil; tem motivos de sobra para acreditar na salvação e lotar são januário. Porém talvez nem a vitória será suficiente para o vasco e é isso que eu espero.


VAMO FIGUEIRENSE! VAMO ATLÉTICO-PR! VAMO NÁUTICO!!!

Um comentário:

Almirante disse...

Miserável!!!!

vamo salvar Vascão!!!!!!