segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

OBRIGADO THIAGO!!!!!


Terminou ontem o Campeonato Brasileiro de 2008. O Fluminense conseguiu a classificação para a Copa Sul-Americana. O Flamengo ficou de fora da Copa Libertadores e se juntará ao Botafogo e ao próprio Flu (quem diria) na segunda competição do continente. O Vasco foi rebaixado para a Segunda Divisão, muito merecidamente, há de se dizer. Enfim, tudo ocorreu da melhor maneira possível para o Tricolor das Laranjeiras nesta última rodada do campeonato.



Porém o Fluminense amanheceu triste nesta manhã de segunda-feira. Eu acordei triste nesta manhã de segunda-feira. Eu e toda a torcida tricolor, que já haviamos nos acostumados a em toda e qualquer partida poder contar com a força, a garra, a técnica; sobretudo poder contar com a tranquilidade e orgulho para a torcida que representava a presença de Thiago Emiliano da Silva dentro de campo, o maior jogador que a minha geração viu e talvez verá (espero que não!) atuando pelo Fluminense.


Esperaí, essa geração viu Romário! Logicamente que o baixinho como gênio do futebol que é está muito acima do Thiago. Porém o Romário de 2002, grandíssimo jogador, chuteira de ouro do ano e melhor Romário que atuou no Flu; é inferior ao Thiago Silva. E não digo o Thiago do ano tal ou ano blau e sim o Thiago como um todo, afinal não existiu considerável variação de nível no futebol do zagueiro nestes 3 anos em que ele esteve por aqui.



Tudo começou em 2006. Ivo Wortman veio treinar o Flu e trouxe consigo o Thiago. Já tinha informações de que ele seria um bom reforço, pelo que havia jogado no Juventude. Veio fazer dupla com outro Thiago, o mendigo, que no início até de destacou, mostrou qualidade tecnica, porém não conseguiu regularidade, nunca jogava, sempre estranhamente machucado. Já Thiago Silva jogava sempre; e jogava sempre bem, sempre bem. Neste primeiro ano ele ainda não tinha a confiança muito menos a moral pra mostrar todo o seu futebol que tem hoje, mas mesmo assim fazendo o feijão com arroz manteve uma regularidade impressionante. O Fluminense de 2006 não ganhou nada, foi um fiasco total. Thiago Silva foi o ÚNICO jogador a ser poupado pela torcida.



No ano de 2007 é que o zagueiro começou a ganhar o destaque merecido. A proporção das qualidades dele estavam na cara de toda a torcida e esta já entoava a quatro cantos que ''PQP! É O MELHOR ZAGUEIRO DO BRASIL!! THIAGO SILVA!!!''... E era mesmo, foi o melhor jogador da Copa do Brasil e melhor jogador da final com uma atuação memorável, uma de suas melhores vestindo o manto sagrado tricolor. Conquistou em 2007 seu primeiro e único título pelo clube. Um título nacional inédito depois de 23 anos para o Fluminense. Porém acima de tudo Thiago Silva conquistou a torcida. Ao final de 2007 após muitas e muitas atuações perfeitas (teve época que passava uns 5, 6 jogos sem levar um drible sequer), ele já era o principal jogador do time que conquistou a vaga para a Libertadores da América após 23 anos para o Fluminense.



Em 2008 Thiago Silva manteve o ritmo de grandes atuações, tanto no campeonato carioca quanto, e principalmente, na Libertadores da América. Desarmes, gols e até bolas tiradas em cima da linha fizeram parte de seu repertório. O MONSTRO era o craque do time e jogou como o craque do time. Na final não manteve o mesmo nível( elevadíssimo), porém não comprometeu e mostrou a disposição de sempre. Entretanto entendo que não seja fácil controlar o nervosismo quando se joga uma partida deste porte defendendo o clube do coração. Mesmo assim acho que Thiago deveria ter tido seu nome na relação dos batedores de penalti naquela fatídica ocasião de nossa maior derrota, como certamente merecia o título da Libertadores de 2008. Passada a decepção, fica até meio maçante escrever de novo, mas Thiago manteve o mesmo alto nível de atuação, entrega e acima de tudo total e absoluto respeito e devoção pela camisa do Fluminense.



É um jogador de alto nível com capacidade para ser considerado o melhor zagueiro do mundo em muito tempo. Futebol para isso não tenho dúvidas que ele tenha. Basta manter esta personalidade humilde que ele tem. Quem vai aos treinos sabe que ele é um cara muito gente boa. É o melhor jogador do Fluminense em qualquer posição de linha, sobra MUITO no elenco. Aposto que faria mais gols que Washington e Conca se jogasse no ataque. E como jogador de nível superior que é irá jogar em um futebol de nível superior.



A despedida ontem foi muito emocionante. A torcida entoou cantos em sua homenagem durante toda a partida e principalmente no intervalo e ao fim do jogo. Thiago ficou separado do resto do grupo, sozinho com a torcida agradecendo e chorando muito. Eu sinceramente não conseguiria ir embora no lugar dele...porém por outro lado sei que é o momento de ele ir. Mas ele volta, prometeu. E promessa de Thiago Silva é garantia de comprometimento.



GUERREIRO DA ZAGA TRICOLOR!

RAÇA, HABILIDADE E VIGOR!

THIAGO SILVA É REI!

JAMAIS ESQUECEREI!

O MITO QUE A TORCIDA CONSAGROU!!!


OBRIGADO THIAGO!!!

4 comentários:

Saulo disse...

Foi o melhor campeonato que já vi de pontos corridos. Foi muito equilibrado e emocionante de mais.

Laranjeiras disse...

thiago silva fica no flu...
segundo informaçoes ele foi vendido ao milan, que deverá emprestar o mostro ao tricolor por 6 meses.

Cartola disse...

Calma...tem nada definido e a permanência dele é difícil. Prefiro não alimentar esperanças assim como no caso da hipotética volta do TN.

Sobre o campeonato, no quesito emoção, disputa e tal foi realmente o melhor. Porém por outro lado, o nível técnico foi ridículo, de longe o campeonato de pior nível da era dos pontos corridos.

Anônimo disse...

Thiago Silva é foda! O melhor zagueiro do mundo! Sou vascaíno, mas quem não vê ou tem má vontade, ou não entende nada de futebol. Ano passado fui a alguns jogos do Flu, por conta do meu irmão e da minha ex, e fiquei impressionado! O cara não dava uma botinada! Só na classe!
Thiago é mito!