segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pré-temporada na Europa...

A temporada europeia ainda não começou oficialmente, estamos naquele momento onde o destaque são as notícias sobre transferências. Porém é interessante acompanhar a pré-temporada dos clubes para começar a adiquirir uma noção do que as principais equipes européias terão a oferecer para a temporada que vem por aí.

Sevilla, Lokomotiv, Chelsea e Milan disputaram um torneio amistoso, a Raiways Cup. O Lokomotiv, que tem a vantagem de estar em meio à temporada russa, ou seja, em plena atividade, passou pelo Chelsea nos penaltis em uma das semi-finais. Na outra o Sevilla venceu o Milan pelo placar mínimo. Na final deu Sevilla 3x0. Porém o jogo mais importante do torneio foi a decisão do terceiro lugar entre Chelsea e Milan. Comandados por Anelka, autor de 4 gols, os ''blues'' atropelaram um desfalcado Milan pelo placar de 5x0.

Desta Raiways Cup pode-se destacar o início promissor do Chelsea de Felipão, a qualidade do elenco do Sevilla, que certamente entrará forte na briga pelas primeiras colocações na Liga espanhola e também a preocupante fraqueza do sistema defensivo do Milan, que precisa de reforços ou ficará prejudicado na disputa pelo título italiano mesmo contando com o poderoso tridente ofensivo Ronaldinho, Kaká e Pato.

Outro torneio amistoso interessante foi a Copa Emirates, disputada por Arsenal, Juventus, Real Madrid e Hamburgo. Diferente da Raiways Cup a Copa Emirates foi disputada num formato de jogos todos contra todos, e os campeôes foram os alemães do Hamburgo, que deverão sentir um grande baque com a perda de seu principal jogador, o holandês Van der Vaart, para o Real Madrid. Sobre os merengues ainda não os vejo como um time sólido, capaz de lutar por título da UCL, mas é bom lembrar que o elenco ainda não está fechado e até o badaladíssimo Cristiano Ronaldo pode chegar. De certo mesmo é a perda de Sneijder, um de seus principais jogadores por pelo menos três meses. O Arsenal mantem a filosofia de formar sempre um time jovem, promissor e com nomes mais humildes que seus rivais na Inglaterra. Temporada passada faltou pouca coisa aos ''gunners'', nesta caberá ao tempo definir se o elenco atingiu a maturidade necessária para a conquista de títulos. Já a Juventus vem num processo de ascensão desde sua volta à elite italiana após os escandalos relativos a compra de resultados, se reforçou bem, e acredito que entrará muito forte na briga pelo título da Série A italiana.

Façam suas apostas, com Felipão no Chelsea, Mourinho na Inter, Ronaldinho no Milan, etc.. a temporada européia promete!!!

Um comentário:

Ismael Engel disse...

Essa temporada européia 2008/09 promete ser muito boa, a melhor dos últimos anos.

Falo pelo futebol inglês, o qual mais acompanho e sou Man United. Ele precisaria de mais dois bons jogadores pra certas posições, como lateral-direita (Neville velho) e ataque, mais especificamente um centroavante estilo matador. Berbatov seria perfeito. Além de fazer muitos gols, sabe preparar as jogadas, fazer o pivô. Com certeza formaria uma das melhores duplas de ataque do Mundo com o Rooney. E claro, alguém para o lugar do Cristiano Ronaldo. Só que tá muito difícil encontrar um jogador do nível e posição dele no mercado. Mas iremos forte para a próxima temporada, com ou sem ele.

E ainda mais com Chelsea e Liverpool bem reforçados, além do Arsenal que é sempre competitivo, a Premier League promete ser ótima.

E não se pode menosprezar também o Tottenham, contratou muito bem, se algum grande bobear ele pega a vaga pra Champions League.