segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Com a força da camisa, e só com ela...

Quando Cuca foi contratado meu anseio era de que ele fosse uma pessoa capaz de conseguir montar um time coeso e entrosado nas Laranjeiras. É sabido que Cuca gosta de treinar a parte tática e realmente a vem treinando. O problema é que não parece, não dá resultado. O time mantém os mesmos problemas da era Renato Gaúcho, ou seja, não é um time, não tem jogada, não tem marcação, são 11 cabeças perdidas em campo todo jogo e contra o flamengo não foi diferente.

O time não tem marcação nenhuma, simplesmente permite que o adversário toque bola o quanto quiser até chegar dentro de nosso gol. O primeiro gol do flamengo demonstra claramente este problema que não começou ontem, é recorrente. Leo Moura e Juan, sabidamente a grande força do flamengo jogaram como quiseram sem ser importunados assim como todo o time do fla, que foi superior e só não venceu pela incrível incompetência demonstrada na hora de concluir. O time do Fluminense foi mal de cabo a rabo, tanto tatica quanto tecnicamente.


Porém a grande diferença do fla-Flu é que nele a camisa do Fluminense pesa e muito. Mesmo com todos os problemas apresentados quase conseguimos a vitória graças a dois chutes de longe. Um golaço-aço de Darío Conca, que vem sendo prejudicado pelo esquema fracassado do Cuca. Conca precisa de alguem que divide com ele a responsabilidade na criação, mais especificamente Tartá, que não pode ser reserva desse time. A tática 3-5-2 funciona quando a força do time está nas laterais, o que não é o caso do Fluminense, ainda mais levando-se em conta que Junior Cesar esqueceu seu futebol em Quito. O gol de Maurício foi um gol espirita legítmo mas não pode encobrir o fato de que os dois volantes são nulos no time do Fluminense, não marcam e não criam nada, perdemos o meio de campo todo jogo. Washington vem sendo atrapalhado pelo fato de que a única jogada da equipe é rifar a bola para o próprio, que tem sempre que brigar sozinho com vários marcadores. Wash é grande mas não é dois, precisa de um time que o ajude, que tenha jogada, que tenha tabela. Nem a defesa, minha maior esperança respresentou. A volta de Thiago Silva não transformou nosso sistema defensivo como eu esperava. Luiz Alberto e Roger foram terríveis, entregaram o ouro pro bandido várias vezes.

O empate não foi um resultado justo como a vitória se viesse também não seria. Mas que é broxante deixar escapar uma vitória que seria de grande importância no finalzinho do clássico isso é. A parte boa é que este empate não fará ninguem fechar os olhos para os inumeros problemas do Fluminense como a vitória certamente faria.

Vamos treinar Fluminense, vamos evoluir!

Porque o nosso manto é sagrado; mas não faz milagre.

Nenhum comentário: