domingo, 7 de setembro de 2008

Respira Dunga!!!!




O clima na Seleção Brasileira era tenso, a pressão muito grande, uma derrota hoje poderia tirar o emprego de Dunga a frente do Brasil. No Chile a confiança estava em alta, a torcida lotou o estádio em Santiago para ver uma vitória do time local que viria com uma escalação muito ofensiva, sem nenhum tipo de temor pelos pentacampeões mundiais. Irritado com às críticas (merecidíssimas) o time do Brasil veio à campo com expressão fechada, focada e com uma vontade de ganhar imensa, não compatível com a força (ou falta dela) do adversário, enquanto os chilenos entraram em campo com uma calma, uma falta de medo também incompatível com a força (ainda existente) de seu adversário. Fatores que explicam o porque do resultado de 3x0 favorável ao Brasil, resultado este que poderia ter sido até mais elevado.


O jogo começou nervoso, o Chile vinha para cima empurrado pela torcida mas não conseguia algo produtivo tanto pelo ímpeto da defesa brasileira quanto pela própria falta de qualidade. O nervosismo inicial passou e o Brasil entrou no jogo, os chilenos davam muito espaço e o Brasil começou a tirar proveito disso. Falta na intermediária e Ronaldinho manda todo mundo para a área, cobra com força e Luís Fabiano desvia para abrir o placar, silêncio em Santiago e Brasil 1x0.


O jogo seguiu lá e cá e o Chile até teve chance de marcar com Suazo, mas este mostrou incrível falta de oportunismo e isolou. O Brasil aproveitou e após roubada de bola e passe de Luís Fabiano, Robinho ampliou. Brasil 2x0. No fim do primeiro tempo Diego tabelou pela esquerda e foi derrubado quando entrava na área, penalti bem marcado. Ronaldinho cobrou e o goleiro chileno fez ótima defesa.


O segundo tempo começou corrido como o primeiro e logo de cara Kléber foi expulso e deixou o Brasil com um a menos. Mesmo assim o jogo seguiu equilibrado até Valdivia que acabara de entrar ser expulso e voltar a igualar o número de jogadores dos dois times. O Chile não ameaçava muito e nas poucas chances que tinha Suazo demonstrava sua total falta de frieza na hora de concluir. O Brasil chegava sempre com perigo nos contra ataques e Luís Fabiano perdeu duas boas chances de fechar o caixão chileno. Perdeu duas porém não a terceira. Após cruzamento pela direita o ''Fabuloso'' matou no peito, ganhou a disputa com a zaga chilena e concluiu entre as pernas do goleiro. Brasil 3x0 com direito a festa brasileira em Santiago.


O Brasil entrou em campo hoje com o orgulho ferido e muita vontade, o que já é uma evolução. Outra evolução foi a escalação de Dunga, que não contou com 3 volantes como de costume e sim com 2, o que melhorou muito o toque de bola do meio de campo brasileiro. Diego teve ótima atuação, talvez sua melhor com a camisa amarela. Robinho também foi bem apesar de sua falta de capacidade na hora de concluir. O craque do jogo porém não poderia deixar de ser Luís Fabiano, autor de dois gols e uma assistência e hoje definitivamente titular absoluto e dono da camisa 9 da Seleção.


Porém como nem tudo são flores é bom lembrar que para vencer o Chile não são necessárias grandes qualidades além da vontade e do mínimo de tecnica que o Brasil demonstrou. O Chile é um time muito fraco e assim como a Bolívia, nosso próximo adversário não serve como parâmetro para competições em alto nível. Outra nota negativa se chama Ronaldinho Gaúcho. Sua falta de iniciativa chega a ser irritante, o cara é cheio de moral mas nunca chama a responasabilidade para sim. Um amarelão que há muito tempo não faz nada que justifique sua escalação como titular na Seleção Brasileira, com certeza o pior do quarteto ofensivo escalado hoje.


Enfim, Dunga pode respirar aliviado que seu emprego está garantido por pelo menos algum tempinho. Porém ele mesmo sabe que basta uma atuação ruim para que as críticas e a pressão por sua saída voltem com força total...

2 comentários:

Ismael Engel disse...

Brasil!!

Finalmente, exibição digna de seleção brasileira. O único que deixou a desejar foi o Ronaldinho, mas felizmente para o jogo contra a Venezuela, teremos o Kaká, que dará mais velocidade na saída de bola e muito mais disposição na saída de bola do adversário, coisa que o Ronaldinho não faz.

Que a postura da seleção continue assim, para que possamos montar um bom grupo pra Copa de 2010. Meu time seria:

JC; Maicon, Juan, Lucio, Marcelo; Lucas, Josué, Diego, Kaká; Robinho e Luis Fabiano.

Thiago Silva e Hernanes podem entrar tranquilamente nessa seleção, quem estiver em melhor fase, joga.

Ah se essa postura fosse adotada pelos nossos jogadores tricolores.. já bastaria para classificarmos para a Sulamericana.

Cartola disse...

Pelo visto essa postura do brasil só aparece quando os jogadores e o técnico são duramente criticados...Dunga não serve nem como motivador!!