terça-feira, 28 de outubro de 2008

A morte dos craques e o futebol feio.

Os tempos do futebol romântico há muito já se foram, e após a profissionalização do esporte no Brasil, conseguimos por muito tempo conservar a arte. A arte de alegrar um povo com os pés, com os gols, com os dribles.Essa arte ao longo dos anos, e principalemente nos ultimos, vem sendo deixada de lado. Entra em cena então o futebol de competição, onde a arte e a plástica são meros detalhes que se possiveis serem observados, muito bom, caso não, paciência. O futebol dos craques morreu. Os craques são cada vez mais raros e cada vez menos brasileiros. Hoje em dia o melhor é ter um conjunto e não necessariamente craques, pois a união faz a força e com força, leia-se, porrada, tanto é que os primeiros colocados são as equipes mais faltosas do campeonato.Os tempos agora são de futebol feio.
Que temos o campeonato nacional mais disputado e equilibrado dentre todos os demais, é um fato. O brasil é o país com maior número de campeões nacionais e com maior número de equipes ditas "grandes". O que me preocupa não é o equilíbrio, e sim o porquê de tal equílibrio? antigamente tinhamos o campeonato mais disputado do mundo, os motivos entretanto eram totalmente outros. Tinhamos equílibrio por conta da qualidade das equipes, que invariavelmente possuiam valores individuais diferenciados, os chamados craques e o que se sobrepuzesse perante os demais era o craque do campeonato e o que ficava com a taça no final na maioria das vezes. Até a década de 90 verificávamos essa situação. Com a nova era, a do futebol de empresários, os clubes cada vez mais tem dificuldade de manter suas promessas,seduzidas pelos euros, pelos doláres e até pelos petro-dolares, e quem sofre com isso? Claro, o nosso futebol.

As equipes estão muito niveladas, só que por baixo, fazendo com que um time porcaria como o do Grêmio, seja o líder da competição por contar somente com um pouco mais de organização e regularidade que os demais.

Os tempos mudaram, os times enfraqueceram, os craques rarearam e os que surgem sequer completam 18 anos e já estão vendidos. Temos aqui no campeonato até bons jogadores, muito bons como no caso de alex do inter, keirrison,hernanes, Thiago silva, que até podem vir a ser craques, mas o serão lá na inglaterra, na itália, na espanha, enfim. Para se ter noção , o atual bola de ouro da revista placar, caso acabasse hoje o campeonato, seria o lateral rubro-negro Juan. Apesar da pouca idade, já me vejo como um saudosista. Me lembro do tempo onde craque, era o 10 , licensa para romário e seu número 11 ás costas, era o cara do time, o que decidia os jogos, o que fazia tremer a perna do adversário, o que dominava a bola, o jogo, o adversário e pegava a taça no final. Hoje o craque do campeonato é o que consegue fazer o simples, o que joga com mais consciencia, que acerta passes, faz poucas faltas, ora ou outra faz um gol, da uma assistência e que recebe com isso boas médias nos jornais e no final do ano ganha uma bola de ouro, pronto, ta aí o nosso craque. Certa vez um goleiro foi o vencedor, um absurdo para um país que se intitula um "seleiro de craques." que me perdoe Rogério ceni.


Levanto a seguinte questão, como será o campeonato daqui a 10 anos? Um monte de promessas com validade de um ano e frustrados pseudo-craques voltando do sonho EUROpeu?
Os craques morreram? ou Mudaram de país?
Diria que um poco dos dois.

6 comentários:

Cartola disse...

O campeonato brasileiro está morrendo...

Qualquer equipe que se sagrar campeã este ano será o pior dos campeões e no máximo brigaria pela Libertadores no campeonato passado mesmo. A cada ano o nível cai drasticamente e eu sinceramente não vejo saída para esta situação, afinal ela provem mais da situação financeira do próprio país. É claro que com um pouco mais de organização e profissionalismo daria sim pra subir o nível, mas cobrar um pouquinho mais de organização e profissionalismo aos que comandam o futebol brasileiro é pedir demais, afinal do jeito que está é muito mais cômodo e rentável para estes sanguesugas intitulados empresários. E como o objetivo principal é o dinheiro não tem pq mudar....

É essa a triste realidade, dirigentes e empresários na boa enquanto os clubes e o futebol brasileiro em si vão pro ralo...O Brasil é o único lugar onde a federação é riquíssima e os clubes miseráveis...

Cartola disse...

*Qualquer equipe que se sagrar campeã este ano será o pior dos campeões DA ERA DOS PONTOS CORRIDOS*

Esqueci de acrescentar isso...

Almirante disse...

Se amarrou no washingtos e assis que eu lancei ali né.heheheheheheha. te dei a moral né.. ia clocar o super -ézio, so que ae era forçar demais!

Cartola disse...

Super-Ézio faria gols de olhos vendados nessa zaga do vasco...

/+/ De La Gama /+/ disse...

DENNER MLK!!!

Almirante disse...

Disso num duvido, mas há de se convir que seria o mesmo que colocar uma foto do valdir bigode né...num dá. No meio dos craques dessa foto num tem espaço nem pra um e nem pra outro.