domingo, 16 de novembro de 2008

O melhor técnico do país.


Ele é mala, turrão, rabugento e mal-humorado. Suas equipes jogam um futebol limitado, defensivo e feio. É alvo constante das críticas dos defensores de um futebol-arte moribundo se tratando de Brasil e até de alguns são-paulinos viúvas de Telê. Porém não adianta, Muricy Ramalho está prestes a levar o são paulo a um inédito tricampeonato brasileiro e merece aplausos e reverências pelo belíssimo trabalho que vem desempenhando pela bambizada.


Muricy não é nenhum garoto mas está longe de ter uma carreira extensa tal qual a de alguns dinossauros como Joel Santana, Antonio Lopes, Evaristo de Macedo, etc...e até por isso mesmo está atualizado perante as tendências do futebol de hoje. O atual técnico do são paulo, que despontou como treinador promissor no internacional, tem se revelado um especialista em vencer campeonatos de pontos corridos. Suas equipes são sempre equilibradas e consistentes e seus jogadores taticamente funcionam exatamente como Muricy deseja. Isto porque além da própria competência Muricy tem o respeito dos jogadores do grupo são-paulino, que sabem que nenhum outro treinador no país trabalha tanto e de forma tão efetiva quanto o ''zangado''.


É obvio que trabalhando no são paulo tudo fica mais fácil. O clube tem estrutura e planejamento acima da média quando se fala em futebol brasileiro. Entretanto isto de modo algum retira os méritos do treinador, que para chegar aonde chegou e se estabilizar tem de ser competente e apresentar resultados.


Outro porém é o baixo nível geral dos treinadores do país. No Campeonato Brasileiro de hoje que outro técnico pode ser encarado incontestávelmente como do mesmo nível do Muricy?? Moleza responder a esta pergunta que só tem uma alternativa correta possível: Wanderley Luxemburgo; outrora o rei dos treinadores do futebol brasileiro.


Mas o talentoso e egocêntrico Luxemburgo está em franca decadência. A arrogância que destila e sempre destilou diariamente até se justifica pelo seu currículo, é certamente um dos maiores técnicos que o Brasil já teve e o maior vencedor de Campeonatos Brasileiros na história. Porém faz tempo que o Luxa não faz um trabalho correspondente a seu nome e a seu estratosférico salário de 500 mil reais por mês. O seu palmeiras está longe do título e ainda briga cabeça a cabeça com outros clubes por uma vaga na Libertadores, situação parecida com a que outros treinadores de menor pompa deixaram o mesmo palmeiras nos últimos anos, e por muito menos grana, é claro.

Ou o Luxemburgo se manca ou além de perder o trono de melhor treinador brasileiro para o Felipão e a coroa de melhor treinador do país para o Muricy, perderá também o status de estrela que tanto o agrada. Mas pensando bem até que isto seria uma boa para quem acompanha o futebol, afinal é chato ter aturar um técnico que gosta de aparecer mais que os jogadores, e também para o próprio, afinal acho que a sua personalidade mais tem atrapalhado do que ajudado em seus últimos trabalhos. Baixa a bolinha Luxa!!!

2 comentários:

Almirante disse...

falar mais o que...

Cartola já disse tudo...

assino embaixo.

Laranjeiras disse...

é o melhor... eu disse o melhor...
o melhor mousse de ipanema!
muricy é sinistro msm, seleçao!